A resiliência dos sistemas educacionais

Planejamento sensível a crises na América Latina

Apresentação

As recorrentes crises da América Latina geradas por conflitos armados, deslocamentos forçados, instabilidade econômica, entre outros, comprometem o acesso e a permanência de estudantes no sistema educacional. Por isso, o objetivo deste webinar é analisar a especificidade e a importância do planejamento sensível a crises levando em consideração as complexidades próprias da região.

A função de um planejamento e de uma gestão educacional sensíveis a crises é prevenir, preparar-se para e/ou mitigar os riscos típicos de cenários complexos que podem surgir nos diferentes sistemas educacionais da América Latina.  Ao mesmo tempo, visa aprofundar o conhecimento e a gestão de políticas, a fim de garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas, em linha com o ODS 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Este encontro é organizado pela Red de Especialistas em Política Educacional da América Latina do IIPE UNESCO. A RED é um espaço de encontro virtual para profissionais da América Latina envolvidos na concepção, implementação e análise de políticas educacionais. Este evento síncrono inaugural faz parte do projeto “Planejamento educacional sensível a crises”, que tem como propósito apresentar a problemática e instalar este debate dentro da RED, com foco nas particularidades da região.  
 

O evento será guiado por duas perguntas:

  • Como o referencial teórico de um planejamento educacional sensível a crises pode contribuir para a gestão de políticas?
  • Atualmente, que processos sociais (mobilidade humana e outros) precisam ser analisados sob a perspectiva do planejamento sensível a crises na região?

 

Moderação

Ficha Técnica

Data
(Buenos Aires, GMT -3).
Consulte o horário do evento na sua cidade.
Duração
90 minutos
Idioma
Español y Portugués
Hashtag
#EventosIIPE

Especialistas

Instruções para acessar o evento

Após inscrever-se, acesse o link a seguir para entrar na sala do evento.

AceSso À sala de videoconferÊncia