Foro Regional de Políticas Educativas. Inclusión y Educación en tiempos de post-pandemia. 2020.

 

Edição 2020

Os ministérios da educação e demais instituições reguladoras dos países da América Latina e do Caribe enfrentam hoje o complexo desafio de formular políticas que solucionem a exclusão na educação e promovam sociedades mais justas. É pensando nisso que o IIPE UNESCO convoca a edição 2020 do Fórum Regional de Políticas Educacionais, um encontro de quatro dias que criará um espaço virtual de diálogo e reflexão, com o propósito de estimular a geração de estratégias para o cumprimento da Agenda Educação 2030.

Realizada pela primeira vez de forma virtual, a quarta edição do encontro terá como fio condutor a Edição Regional do Relatório de Monitoramento Global da Educação da UNESCO (GEM 2020). Autores do relatório estarão presentes, ao lado de outros especialistas, nos cinco painéis do fórum para debater os fatores de exclusão que produzem práticas discriminatórias dentro dos sistemas educacionais.

Suas descobertas servirão como insumo para sete workshops, onde representantes dos ministérios da educação de toda a região elaborarão recomendações e linhas de ação para a construção de uma educação inclusiva durante os desafiadores tempos pós-pandemia.

 
Co-organizadores:
 

Marco institucional

O Fórum Regional de Políticas Educacionais faz parte do conjunto de ações que a UNESCO vem realizando, como estratégia de fortalecimento dos Estados-membros, frente aos desafios que surgem em torno das metas e compromissos da Agenda E-2030.

Por essa razão, a iniciativa é organizada em conjunto com o Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe da UNESCO (OREALC/UNESCO), Relatório de Monitoramento Global de Educação (GEM) da UNESCO, a Divisão de Apoio e Coordenação da Agenda Educação 2030 da UNESCO e Instituto de Estatística da UNESCO (UIS).

 

Objetivos

 

Criar um espaço de debate e reflexão sobre os desafios ligados à entrada em vigor e aceitação da Agenda E-2030 por parte dos países da região, bem como estratégias de implementação de políticas voltadas à garantia da equidade e inclusão na educação.

 

Manter uma rede de autoridades em educação da região para estabelecer um espaço permanente de consulta, cooperação e troca de experiências, fortalecendo as capacidades dos Estados-membros no que diz respeito ao planejamento e gestão de políticas educacionais.

 

Principais recursos

Nota Conceitual

 
  Baixar

Cronograma

 
  Baixar

Nota logística

 
  Baixar
 

Painéis

Dia 1

Painel 1

Educação, desigualdade de gênero e diversidade sexual

  Baixar Resumo   Ver vídeo

Painel 2

Educação e deficiências

  Baixar Resumo   Ver vídeo

Painel 3

Educação, status socioeconômico e localização geográfica

  Baixar Resumo   Ver vídeo

Painel 4

Educação, mobilidade humana e etnia

  Baixar Resumo   Ver vídeo

Painel 5

Educação para pessoas em situação de privação de liberdade

  Baixar Resumo   Ver vídeo

Segunda-feira, 9 de novembro de 2020
 

Acesso às salas

Antes do início do evento, os convidados receberão por e-mail a agenda completa do Fórum, com os links de cada sala virtual.
Caso você não tenha recebido, solicite o documento através do e-mail
  contacto@iiep.unesco.org ou por   WhatsApp

 

Documentos

Recomendações finais do Fórum Regional 2020

  Descargar

Manual de análise do setor educacional

  Baixar

GEM Report 2020

  Baixar

GEM Report 2020 Summary

  Baixar

GEM 2020: Latin America and the Caribbean

  Baixar

 

Edições anteriores

 

Suporte

Com o patrocínio de Fundación SM