Data

Desenvolva suas capacidades em 2021
Conheça nossa oferta regular de formação para servidores e especialistas em políticas educacionais!
ODS 4

O Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições aos programas e cursos regulares de formação que serão oferecidos para servidores e técnicos da educação na região durante o ano de 2021:
 

 

A oferta de formação do IIPE UNESCO é uma contribuição da UNESCO, através de um de seus institutos especializados, para o planejamento e a gestão dos sistemas educacionais dos países da região, com vistas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e da Agenda Educação 2030.

 

Por que participar de um programa ou curso do IIPE UNESCO?
 

1. Fortalecer capacidades, gerar mudanças

A formação oferecida pelo IIPE UNESCO permite o fortalecimento das capacidades e habilidades relacionadas com o planejamento, gestão, avaliação e análise de políticas educacionais. O IIPE UNESCO está empenhado em oferecer o conhecimento específico e as ferramentas metodológicas e operacionais necessárias para desenvolver e gerar mudanças nos sistemas educacionais da região.

 

2. Formação online com perspectiva nacional, regional e mundial


Desenvolvidos em um Campus Virtual de fácil acesso e navegação, nossos programas reúnem participantes de toda a região da América Latina e de países do continente africano.

A modalidade 100% virtual permite uma oferta exclusiva de materiais multimídia e favorece a troca de ideias e experiências entre os participantes, ampliando seu horizonte de conhecimento. Também são realizadas atividades assíncronas (fóruns, produções colaborativas) e atividades síncronas (webinars e videochats), com a participação de especialistas internacionais.

  

3. Networking

Os programas são uma oportunidade de passar a fazer parte de uma ampla rede de altos funcionários do governo, equipes técnicas, pesquisadores, professores e outros especialistas em educação de toda a região. Por meio de fóruns de debate, webinars e atividades em grupo, os participantes discutem e encontram soluções para os desafios que enfrentam no dia a dia em suas respectivas áreas de atuação.

Quem se forma nos programas também se qualifica para fazer parte da Rede de Especialistas em Política Educacional da América Latina, plataforma digital que reúne profissionais envolvidos na formulação, implementação e/ou análise de políticas educacionais na região.

Algumas instituições de onde vêm nossos formandos

Ministérios da educação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, El Salvador, Uruguai, Venezuela; secretarias da educação de Honduras e México; Administração Nacional de Educação Pública (ANEP), Uruguai; Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); Centro Interativo FUNDESCO; Direção Geral de Escolas da Província de Buenos Aires, Argentina; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Instituto Nacional de Formção Docente da Argentina; Escritório Regional de Educação da UNESCO na América Latina e Caribe, Santiago do Chile (OREALC/UNESCO); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Brasil; UNICEF; Universidade de Aysén, Chile; Universidade de Brasília, Brasil; Universidade Nacional Autônoma do México; Universidade Nacional de Córdoba, Argentina; Universidade Nacional de Tierra del Fuego, Argentina; Universidade San Carlos de Guatemala; Universidade Tecnológica Nacional, Argentina
 

 

4. Uma ponte entre a gestão e a academia

Os programas do IIPE proporcionam inovação acadêmica permanente e informações atualizadas sobre os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais.

Para os servidores da educação, representam uma oportunidade de adquirir uma visão global do sistema educacional no qual trabalham e conhecer estudos, pesquisas, debates atuais e políticas bem-sucedidas no resto da região. Para a comunidade acadêmica, significa poder acessar o universo onde a eficácia de seus conceitos e teorias é aplicada e testada. Como um instituto especializado da UNESCO, o IIPE também fornece a todos os públicos uma visão aprofundada dos desafios da Agenda Educação 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região e seu impacto na definição de políticas e programas educacionais.

 

5. Acompanhamento personalizado

Cada participante conta com o apoio de uma equipe tutora formada por especialistas em planejamento educacional, para acompanhá-lo(a) durante o curso e garantir sua formação do início ao fim.

 

6. Prestígio internacional

Todos os programas e cursos de formação oferecidos pelo IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina, concedem a seus participantes certificados de reconhecimento internacional.

 

 Nas vozes de nossos participantes

"Integração regional", "conteúdos úteis", "aplicabilidade ao espaço de trabalho"... conheça as características que os formandos mais destacam sobre os programas e cursos:

 

  Mais informações e inscrição

Para saber mais sobre a oferta formativa do IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina, e se inscrever em algum dos programas e cursos disponíveis, clique aqui.

É importante destacar que os ministérios ou secretarias nacionais de educação dos 19 Países Membros da UNESCO têm bolsa integral para cada programa ou curso. Além disso, pessoas que trabalham em órgãos governamentais e instituições acadêmicas têm acesso a descontos especiais e diferentes opções de pagamento. Para mais informações sobre bolsas e descontos, os interessados ​​devem entrar em contato com a área de Formação via e-mail: formacion@iiep.unesco.org 

Últimas publicações