Escritório para a América Latina e o Caribe
IIPE UNESCO Buenos Aires
IIPE fachada

Sobre o Escritório para a América Latina e o Caribe

O IIPE UNESCO Buenos Aires foi fundado em 1998. Após uma longa trajetória de trabalho na região, o Instituto pôde produzir um conhecimento específico sobre os sistemas educacionais da América Latina e o Caribe e, assim, levar aos tomadores de decisão uma visão atualizada e contextualizada de questões transcendentais para o planejamento, gestão e avaliação de políticas de educação.

  Leia a mensagem do Diretor

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o IIPE UNESCO oferece assessoria aos países da região no planejamento e cumprimento dos objetivos da Agenda Educação 2030, buscando alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4:

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas

ODS 4

O IIPE UNESCO concebe o planejamento educacional não como uma atividade isolada, mas sim como uma prática contínua e dinâmica, integrada a todas as etapas do ciclo de elaboração e execução das políticas de educação. Portanto, um bom planejamento exige que os ministérios realizem diagnósticos, estabeleçam uma visão para o futuro e prioridades estratégicas, desenvolvam políticas e programas voltados para a educação e coordenem seus programas e orçamentos todos os anos, medindo o progresso através de processos contínuos de monitoramento e avaliação, para, assim, poderem assegurar o cumprimento dos objetivos definidos. Para atingir este objetivo, o IIPE UNESCO oferece aos ministérios da educação da América Latina a oportunidade de participar, de forma sistemática e gratuita, de uma série de projetos regulares estruturados ao longo das três linhas de ação permanentes que orientam seu trabalho institucional: 1) desenvolvimento integral de capacidades; 2) produção de conhecimento; e 3) difusão de conhecimento e troca de experiências.

  Acesse nossos Relatórios de Atividades

 

Linhas de ação

Desenvolvimento integral de capacidades

O principal objetivo desta primeira linha de ação permanente é formar profissionais qualificados em planejamento estratégico, gestão e avaliação de políticas de educação. Destina-se a tomadores de decisão do campo educacional, principalmente, equipes técnicas ministeriais. Esta linha oferece programas regulares e outros feitos sob medida, nas modalidades virtual e mista (blended learning), focados em questões relacionadas à formulação, implementação e avaliação de políticas, programas e projetos educacionais.

Produção de conhecimento

O objetivo da segunda linha de ação é produzir conhecimento útil para os ministérios da educação, através de projetos de pesquisa aplicada, buscando enriquecer o debate educacional, destacar as tendências atuais na região e identificar os desafios nacionais e regionais. A proposta é contribuir para o trabalho dos tomadores de decisão nos ministérios da educação da região, apoiando tanto a formulação de políticas quanto seu monitoramento e avaliação.

Difusão de conhecimento e troca de experiências

O objetivo do terceiro eixo é gerar a troca de informações entre os tomadores de decisão, etapa essencial para desenvolver as ferramentas e o conhecimento necessários para melhorar a qualidade geral dos sistemas educacionais.

Para tanto, o IIPE UNESCO contribui para a disseminação de tendências, experiências inovadoras e boas práticas educativas, por meio de encontros presenciais, eventos online (webinars) e portais especializados.

  Conheça a equipe do IIPE Buenos Aires

Conteúdo Relacionado