Mariana Clucellas
Cargo
Coordenadora de Formação
Mariana Clucellas

É licenciada em Ciências Políticas pela Universidade de Buenos Aires, Argentina, possui mestrado em Educação pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, e cursou uma pós-graduação em Organizações Sem Fins Lucrativos na Universidade Torcuato Di Tella, Argentina. Participou de pesquisas relacionadas à formação de professores e à integração das TIC na educação. E escreveu materiais sobre planejamento e gestão de políticas educacionais.

No início de sua carreira, trabalhou em organizações da sociedade civil. Entre 2000 e 2003, foi assistente acadêmica do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Em 2005, ingressou no Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO como consultora e participou do projeto e implementação de programas de formação em planejamento de políticas educacionais, destinadas a funcionários dos ministérios da educação da região. Foi professora na Universidade de Lanús e na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da Argentina. Foi consultora do Instituto Nacional de Formação de Professores da Argentina e coordenadora da área de Planejamento durante 2016 e 2017. Depois, passou a integrar a equipe técnica da Direção Nacional de Planejamento de Políticas Educacionais (DNPPE) do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina até 2019.

Foi Subcoordenadora de Formação do Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO de 2019 a 2020 e, desde abril de 2021,  é a Coordenadora de Formação do escritório, responsável pela gestão da equipe e pela organização e supervisão de programas e cursos de formação de oferta regular e sob medida.