Estado da Arte: políticas de igualdade de gênero na Educação e Formação Técnica e Profissional na América Latina
Tema do mês em Pesquisa e Desenvolvimento
Minedu alista programa por 1650 millones de soles para fortalecer la educación técnica

© Rosa Aquino, prensa del Ministerio de Educación de Perú (MINEDU)

Publicação

O documento “Políticas de igualdade de gênero na Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP) na América Latina” tem como propósito revisar resultados de pesquisas recentes sobre o tema, a partir do levantamento das principais descobertas e conclusões como insumos para contribuir e fortalecer a igualdade de gênero nas políticas de EFTP da região.

Para o desenvolvimento do documento, foi realizada uma revisão bibliográfica de fontes secundárias, observando os resultados de pesquisas e estudos sobre educação técnico-profissional e gênero produzidos na região entre os anos de 2014 e 2019. Por sua vez, as conclusões e recomendações facilitam a identificação de problemáticas relevantes para um aprofundamento, além de oferecer pautas fundamentais sobre âmbitos de atuação que possibilitam alcançar uma maior igualdade.

A série “Estado da Arte” tem o propósito de oferecer às equipes técnicas dos governos, pesquisadores, docentes e capacitadores documentos que sistematizam e analisam pesquisas sobre determinados temas relevantes para o planejamento e a gestão de políticas educacionais. O objetivo é que esses documentos sirvam como estudos que permitam traduzir o conhecimento acadêmico ao campo da política pública.

 

  Baixe o documento "Estado da arte"

 

Evento online

Como parte da série de Eventos IIPE: “Apresentação de Estados da Arte”, Carolina Muñoz Rojas e Néstor López conversaram sobre o documento “Políticas de igualdade de gênero na Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP) na América Latina” e elaboraram recomendações buscando contribuir para uma maior igualdade de gênero nas políticas educacionais da região, no que diz respeito à EFTP.

 

Data