Data

IIPE promove fórum de EFTP no Uruguai
Fórum internacional reuniu centenas de especialistas em Educação e Formação Técnica e Profissional em Montevidéu
Fórum EFTP

Nos dias 29 e 30 de maio, o Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO promoveu um Foro Internacional e oficina de especialistas sobre Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP) na América Latina em Montevidéu, Uruguairganizado como parte da Semana de Educação e Trabalho do Uruguai, o evento contou com a participação ativa de várias instituições do país: Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Administração Nacional de Educação Pública (ANEP), Universidade do Trabalho do Uruguay (UTU) e Ministério da Educação e Cultura (MEC). Além disso, recebeu a colaboração do Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe da UNESCO (OREALC/UNESCO).

O Fórum Internacional de EFTP colocou no centro do debate a importância de falar de Educação e Formação Técnica e Profissional na América Latina, já que ela não só ajuda a garantir a empregabilidade das pessoas, como tem dá mais relevância à educação secundária, e portanto contribui com a universalização da educação, uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Estas foram as três propostas principais do Fórum:

  • Gerar um espaço de debate sobre os desafios atuais da Educação e Formação Técnica e Profissional nos países da América Latina.
  • Propiciar a definição de diretrizes para o fortalecimento da Educação e Formação Técnica e Profissional nos países da região, para contribuir com a Agenda E-2030.
  • Propor e formular mecanismos, trocas de experiências e ações de fortalecimento das capacidades dos Estados-membros.

Desta forma, os três painéis do fórum responderam a três desafíos da Educação Técnica na América Latina: 1) Articular a EFTP com o mundo do trabalho 2) Fortalecer uma cooperação entre o Estado e o setor empresarial, e 3) Analisar pedagogias específicas de EFTP. Especialistas acadêmicos, representantes de organizações internacionais, representantes de sindicatos e de ONGs de toda a região participaram como palestrantes.

 Saiba mais sobre a agenda do Fórum Internacional de EFTP

O Fórum Internacional de EFTP na América Latina ocorreu no dia 29 no auditório Nelly Goitiño, em Montevidéu. Cerca de 800 pessoas do público geral se inscreveram no evento, e mais de 600 delas participaram ao vivo. No Fórum também estiveram presentes representantes oficiais de 18 países da região latino-americana. Após o fórum, os representantes participaram de uma oficina de especialistas realizada durante a manhã do dia 30, onde dividiram suas perspectivas e experiências em seus países em relação aos desafios da EFTP na região.

Vale destacar o acompanhamento especial feito pelos estudiantes da escola de hotelaria e produção audiovisual da UTU na organização deste evento.

Conteúdo relacionado

Últimas publicações