Data

Fórum Regional 2021: América Latina e Caribe debatem o uso dos sistemas de informação na educação
Ao menos 29 países participam do evento anual do IIPE para fortalecer os sistemas de informação e melhorar o seu uso no planejamento e gestão de políticas educacionais
Fórum Regional de Política Educacional 2021

 

De 3 a 5 de novembro de 2021, formuladores de políticas da região da América Latina e Caribe participarão de um evento virtual interativo onde irão debater o papel dos sistemas de informação para promover sociedades mais justas e equitativas a partir da educação. Autoridades ministeriais de 29 países da região e representantes de 17 organizações internacionais confirmaram sua participação.

 

Leia a nota conceitual do Fórum 🡵

 

O cenário de emergência causado pela pandemia de covid-19 aprofundou e evidenciou a necessidade de se contar com informações pertinentes, relevantes e de qualidade para o planejamento e a gestão da educação. 

O cesse de atividades presenciais em massa das escolas, a suspensão de avaliações padronizadas de aprendizagem e os obstáculos para realizar o monitoramento das estratégias de ensino a distância criaram novas tensões e demandas aos sistemas de informação educacional. De acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO, 62% dos países da região tiveram que adiar a coleta de dados educacionais em 2020 e 58% precisaram implementar novos métodos de coleta de informações.

Agora, com a volta às aulas presenciais e o início de uma etapa de recuperação, os governos da região dependem, mais do que nunca, de sistemas de informação funcionais e eficazes, capazes de dimensionar o impacto da pandemia e fundamentar a tomada de decisões.

 

A organização anual do Fórum Regional de Política Educacional é parte do esforço da UNESCO para apoiar os Estados-membros da América Latina e Caribe na implementação dos compromissos da  Agenda Educação 2030, uma parte essencial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Em consonância com as prioridades globais da comunidade internacional e da UNESCO, a edição de 2021 do Fórum Regional de Política Educacional visa apoiar os países da América Latina e Caribe no desafio de melhorar a produção e o uso de seus sistemas de informação na gestão educacional para promover a superação da crise.

Durante três dias de conferências e workshops, autoridades nacionais de toda a região, representantes da sociedade civil e especialistas de organizações internacionais e do mundo académico irão debater sobre o papel dos sistemas de informação para combater a exclusão e promover sociedades mais justas e equitativas a partir da educação.

O evento contará com uma representação completa dos Estados-membros da UNESCO da América Latina, bem como de pelo menos outros nove países do Caribe. Mais de dez escritórios da UNESCO, a OEI, o BID e organizações como CLADE, CEPAL, CARICOM e CECC-SICA também participam desse urgente debate regional.

Inscreva-se e assista aos painéis do Fórum 🡵

 

O evento terá início com uma série de painéis para compreender a situação atual e as necessidades dos sistemas de informação na América Latina e Caribe. Os resultados dessas conferências serão discutidos em profundidade em três workshops, onde os responsáveis pela formulação de políticas educacionais irão discutir sobre como o uso de dados pode dar suporte à implementação de políticas, bem como apoiar seu monitoramento e avaliação. O encontro culminará em um consenso entre os países sobre as principais recomendações para fortalecer seus próprios sistemas de informação educacional em um contexto de incertezas e transformações.

O Fórum Regional de Política Educacional é realizado anualmente desde 2017. Sua quinta edição é organizada em conjuntamente pelo Escritório para a América Latina do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE) da UNESCO, pelo Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe da UNESCO (OREALC/UNESCO Santiago), pela Divisão do Instituto de Estatística UNESCO (UIS), a Divisão de Educação 2030 e pela Divisão de Políticas e Sistemas de Aprendizagem ao Longo da Vida do Setor de Educação da UNESCO.

  

Quais são os desafios abordados no Fórum?

Aprimorar a produção de informação dos Sistemas de Informação para a Gestão Educacional (Siged) e seus processos. Embora quase todos os países da região possuam um sistema de informação educacional, os avanços são heterogêneos, sendo fundamental investir maiores esforços na coordenação da informação para dar melhores respostas aos problemas existentes. 

Assegurar os fatores que possibilitem as condições favoráveis para que os Siged sejam funcionais, eficazes e relevantes. Nesse sentido, certos fatores devem ser considerados, como as políticas de dados educacionais ou os marcos legais; a infraestrutura e capacidades tecnológicas; as plataformas digitais e os métodos de processamento; e os recursos humanos, técnicos e financeiros

Fortalecer as estratégias de uso da informação para que o crescimento e a sofisticação dos sistemas de informação sejam acompanhados de um maior e melhor aproveitamento de seus resultados. Uma melhor produção e gestão da informação serviria para fortalecer o monitoramento do andamento da Agenda 2030, estabelecer metas intermediárias e produzir conhecimento da e para a região.

 

Foro Regional de Política Educacional 2021:
Como usar os sistemas de informação no planejamento e gestão de políticas educacionais

  3 a 5 de novembro
Evento virtual exclusivo com transmissão pública das conferências de abertura e painéis
Acesse o site 🡵 e faça seu login para participar.

Últimas publicações