Data

Primeiro evento online do Programa Regional 2019
22ª edição do PRF estreia o Curso 1
Evento Programa Regional

No dia 13 de maio, a 22ª edição do Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais estreou seu primeiro curso, "Planejamento educacional nos dias de hoje". Com duração de cinco semanas, o curso abordará as principais tendências e desafios do planejamento educacional, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO como marco para o planejamento na atualidade.

Em um evento online, na quinta-feira (16), os participantes tiveram a oportunidade de se conhecer e levantar alguns dos tópicos que serão trabalhados ao longo do curso. Mencionou-se, por exemplo, a necessidade de planejar políticas educacionais de longo prazo capazes de garantir a universalidade do acesso à educação e transcender gestões de governo.

Também foram apresentadas algumas das principais demandas da agenda educacional atual, como a inclusão de migrantes e refugiados nos sistemas nacionais de educação – tema do Relatório GEM 2019 – e o foco nas questões de gênero. A coordenadora da área de Formação, Gladys Kochen, lembrou que as questões ali colocadas servirão para ativar os próximos fóruns do Programa. Os participantes concordaram que o Programa será uma oportunidade de compartilhar experiências e conhecimento adquiridos em diferentes países.

Participaram do encontro 22 dos 46 participantes desta edição, entre eles representantes do Uruguai, República Dominicana, Chile, Argentina, Equador e Brasil. Vale lembrar que, pelo segundo ano consecutivo, todos os países da América Latina estão representados no Programa.

Como parte de la misión del IIPE de mejorar el acceso a sus contenidos al público lusoparlante, el evento se desarrolló en idiomas castellano y portugués, lo cual volvió más placentera la participación de los colegas del Instituto Nacional de Estudios e Investigación Educativa Anísio Teixeira (INEP), Brasil, que participan de la formación de este año.

Como parte da missão do IIPE de melhorar o acesso ao seu conteúdo para o público de língua portuguesa, o evento foi desenvolvido em espanhol e português, tornando mais agradável a participação dos colegas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP ), Brasil, que participam da formação este ano.

Saiba mais sobre o Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais

Conheça toda a oferta de Formação do IIPE UNESCO Buenos Aires

 

 

Últimas publicações