Mercedes Renó
Cargo
Oficial Executiva
Mercedes Renó

É licenciada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina e mestra em Estratégias e Tecnologias para o Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madri e pela Universidade Politécnica de Madri, Espanha. Participou de seminários internacionais para líderes como bolsista da Liderlatam na Universidade de Harvard e como bolsista Fulbright na Universidade de Massachusetts, Estados Unidos.
 

Possui vasta experiência de trabalho no setor público argentino, em questões ligadas ao planejamento estratégico e à gestão de projetos de cooperação internacional em diversas carteiras. Em seu último cargo, de 2015 a 2018, foi subgerente de Relações Internacionais do Instituto Nacional de Serviços Sociais para Aposentados e Pensionistas da Argentina, responsável por projetos de financiamento e cooperação internacional. Nos últimos anos, ela se especializou na geração de alianças multissetoriais e em inovação sistêmica para o desenvolvimento sustentável. Nessa área, durante 2019, foi consultora do Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano (itdUPM) na Espanha, trabalhando em projetos para a Prefeitura de Madri e para a Secretaria Geral Ibero-Americana.
 

Desde maio de 2020, é a Oficial Executiva do Escritório para a América Latina e o Caribe do IIPE UNESCO. Entre suas responsabilidades está o apoio à Diretoria Executiva no planejamento estratégico e monitoramento do portfólio de projetos. Ela também supervisiona a implementação de atividades de monitoramento e avaliação em todas as linhas de trabalho e promove a incorporação da perspectiva de gênero.