Curso Virtual de Planejamento Educacional com Sensibilidade às Crises
PV PESC

O planejamento e a gestão educacional com sensibilidade às crises é um instrumento fundamental para prevenir, preparar-se e mitigar alguns dos efeitos que diferentes tipos de crises podem ter nos sistemas educacionais da região. Por isso, este curso tem como finalidade fornecer conceitos e ferramentas concretas que permitam implementar esta modalidade de planejamento. Desta forma, promove estratégias de abordagem das crises, considerando que estas são um elemento fundamental nos contextos atuais.

Os conteúdos da proposta de formação se desenvolvem a partir dos seguintes aspectos:

  • MÓDULO 1. Contexto e avanços do setor educacional para a gestão do risco de crises na América Latina

Marco conceitual de planejamento e gestão do risco no setor educacional: prevenção, preparação e mitigação. O impacto das crises no setor educacional na América Latina. Diretrizes para a gestão e a redução do risco de calamidades (RRC) no setor educacional na América Latina. Requisitos mínimos da Rede Inter-Institucional para a Educação em Situação de Emergência (INEE). Marco de referência para o planejamento educacional em situações de crise. Instrumentos técnicos e de políticas para incluir a gestão de riscos e crises no setor educacional.

  • MÓDULO 2. Planejamento educacional para a gestão e redução do risco de crises

Redução dos riscos ocasionados por fenômenos naturais, deslocamento forçado de pessoas, emergências sanitárias e conflitos armados: abordagem do marco conceitual. Identificação dos possíveis efeitos sobre as populações e os sistemas educacionais. Introdução ao planejamento educacional. Princípios e orientações para o planejamento eficiente do setor educacional.

  • MÓDULO 3. O Diagnóstico do Setor Educacional

Primeira etapa da planificação setorial: diagnóstico do setor educacional (DSE). O processo do DSE. Dimensões de análises para um DSE orientado à prevenção, preparação e mitigação das crises e seu impacto nos sistemas educacionais. Um DSE focado em reduzir o risco de conflitos armados, fenômenos naturais, emergências sanitárias e de contextos de deslocamento forçado de pessoas, deve considerar os fatores de risco, a vulnerabilidade e a capacidade do sistema.

  • MÓDULO 4. Políticas, programação, implementação e financiamento

Das políticas aos programas: identificação de vínculos. Formulação de políticas e integração das ações de redução do risco de crises ocasionadas por fenômenos naturais, deslocamento forçado de pessoas, emergências sanitárias e conflitos armados. Desenvolvimento de programas prioritários que abordem a redução dos riscos. Projeção e construção de cenários como ferramentas de planejamento. Elaboração de um marco de custos e financiamento.

  • MÓDULO 5. Monitoramento e avaliação

Aspectos conceituais sobre o monitoramento e a avaliação com sensibilidade às crises. Desenvolvimento de um marco de monitoramento e avaliação sensível às crises que inclua temas de redução de riscos. A importância do monitoramento e da avaliação para a análise do cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no planejamento educacional com sensibilidade às crises. Desenvolvimento e construção de indicadores específicos para monitorar e avaliar os planos. O monitoramento e a avaliação em relação ao processo de implementação do planejamento educacional.

  • MÓDULO 6. Processo de institucionalização da redução do risco de crises

Estratégias para a institucionalização da redução do risco de crises no setor educacional. Capacidades para o planejamento para a redução do risco de crises nos sistemas educacionais. Construção de um plano de ação para institucionalizar a RRC. Formulação de objetivos e metas para garantir a segurança, resiliência e coesão social dos estudantes, as comunidades e o sistema educacional. Sustentabilidade das propostas de planejamento com sensibilidade às crises.

 

  • Elaboração do trabalho final integrador

 

Formas de pagamento

São aceitas as seguintes formas de pagamento:

  • Principais cartões de crédito e pré-pagos (Visa, MasterCard, American Express, etc.), por intermédio do sistema PayPal.
  • Transferência ou depósito bancário

Para verificar a possibilidade de obter financiamento, entre em contato através do e-mail: formacion@iiep.unesco.org.

Modalidade

O curso é desenvolvido na modalidade online, através do Campus Virtual do IIPE UNESCO. Durante todo o período de formação, os participantes são acompanhados por uma tutoria virtual e contam com a assistência de uma central de ajuda permanente para resolver questões técnicas do campus.

O modelo pedagógico permite a realização de um trabalho em equipe que fortalece as capacidades locais e estimula a troca de experiências com equipes de outros países. Diferentes recursos são oferecidos, como textos de bibliografia obrigatória e optativa, cadernos de apoio de vídeos. Além disso, são desenvolvidas atividades assíncronas (fóruns e produções colaborativas) e síncronas (webinars e video chat), com a participação de especialistas convidados.

Objetivos

  • Contribuir com conceitos e definições-chave para o planejamento da educação de forma a antecipar e reduzir o risco de diferentes tipos de eventos e/ou situações que podem derivar em impactos negativos nos sistemas educacionais, e evitar a ocorrência de crises nestes.
  • Desenvolver capacidades e habilidades ligadas ao planejamento, gestão e avaliação dos sistemas educacionais com sensibilidade às crises.

Avaliação e certificação

A aprovação de cada módulo do curso tem como requisito o aproveitamento de 75% das atividades propostas e a entrega de um trabalho final.

O curso completo é validado após a conclusão de todos os módulos e a aprovação do trabalho integrador (TCP). O certificado é concedido pelo IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina.

Custo

US$ 900 (dólares estadunidenses)

Inscrição

Contato

Para mais informação sobre o Curso Virtual de Planejamento Educacional com Sensibilidade às Crises, mande um e-mail para: formacion@iiep.unesco.org.

Público

  • Funcionários que se desempenham em ministérios da Educação (ou órgãos governamentais ligados à educação) em áreas de pesquisa, planejamento, estatística, administração, recursos humanos, avaliação, currículo e desenvolvimento profissional docente.
  • Profissionais ligados a programas, projetos e políticas educacionais provenientes de países da América Latina que realizam atividades de análise, formulação, planificação, implementação e avaliação de políticas e programas educacionais.

Data

Dedicação

O curso está composto por 6 módulos e se desenvolve ao longo de 15 semanas. Carga horária total: 120 horas

Idioma

Español

Arquivos Anexos