Programa de formação para o fortalecimento de políticas educacionais para a primeira infância

Trata-se de um projeto de formação que busca fortalecer as capacidades técnicas de funcionários de ministérios da educação, saúde e desenvolvimento social na elaboração de políticas e programas para a primeira infância em nível nacional ou subnacional. Por meio de instâncias de formação virtuais e presenciais e da participação de especialistas convidados, desenvolve-se uma visão transversal de políticas voltadas à primeira infância, através de seis eixos temáticos: educação e cuidado, saúde, espaço público, jogos e brincadeiras, criação e família.

A fim de adequar o programa ao contexto local de implementação, realiza-se um mapeamento das especificidades de cada território, levando em conta os objetivos políticos ali estabelecidos.

 

  Caso de implementação

País:  Argentina

Instituição solicitante: Ministérios da Educação das Províncias de Jujuy, Salta e Tucumán

Duração: De agosto a novembro de 2017

 

Desenvolver um diagnóstico participativo que possibilite a elaboração de um plano de aprimoramento de políticas voltadas à primeira infância.

Funcionários públicos de diferentes áreas do governo em nível nacional ou subnacional.

A participação de técnicos de diferentes áreas garante uma abordagem integral para o desenvolvimento de planos educacionais voltados à primeira infância.

Mista