Programa Nacional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais para a República Argentina
PNFRA Banner

O Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO criou, em 1997, um curso de planejamento e gestão da educação, voltado para funcionários dos ministérios dos países da região. A partir de 2017, essa oferta se transformou no Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais (PRF).

Devido à alta demanda que o PRF tem entre funcionários da educação na Argentina, o IIPE UNESCO planificou, em 2019, a implementação do Programa Nacional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais para a República Argentina (PNFRA), vigente a partir de 2020.

Esta formação, similar em duração e conteúdo ao Programa Regional de Formação, oferece marcos conceituais e ferramentas para melhorar os processos de planejamento educacional e gestão das instituições educacionais na Argentina, de acuerdo com as diretrizes internacionais e o cumprimento dos compromissos assumidos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Saiba mais sobre os conteúdos do programa no boletim informativo.

 

Edição 2020

Encerramento das candidaturas: 09.06.2020

Início do programa: 16.06.2020

Período de formação: 02.06.2020 - 27.11.2020

Entrega de trabalhos finais: 27.11.2020

 

Formas de pagamento

São aceitas as seguintes formas de pagamento:

  • Transferência ou depósito bancário.

Para verificar a possibilidade de obter financiamento, entre em contato através do e-mail: formacion@iiep.unesco.org

Modalidade

O programa é desenvolvido na modalidade online, através do Campus Virtual do IIPE UNESCO. 

Metodologia de trabalho

A tutoria virtual dinamiza e acompanha as atividades. São oferecidos guias de leitura e orientações para a elaboração e avaliação dos trabalhos, através de distintas ferramentas como webinars, fóruns de debate, trabalho em documentos colaborativos e chats internos. Além disso, são propostas conferências sobre as diferentes temáticas abordadas ao longo do programa, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. A bibliografia é apresentada em formato de artigos, monografias e material de apoio disponível no início de cada curso. O acesso a bibliotecas virtuais ou sites de interesse sugeridos complementam os estudos relacionados às temáticas do programa.

Objetivos

O objetivo geral do PNFRA é fortalecer as capacidades de planejamento de seus participantes e contribuir com a melhoria na gestão dos sistemas educacionais, a fim de garantir o direito a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as pessoas (ODS 4).

Para isso, a proposta é que os participantes possam:

  • ADQUIRIR um olhar global sobre o planejamento educacional na Argentina, na América Latina e no mundo, em relação às metas do ODS 4 da Agenda 2030.
  • COMPREENDER a configuração histórica do sistema educacional nacional, com uma perspectiva regional.
  • APROFUNDAR o conhecimento sobre o federalismo na Argentina e seu impacto no planejamento e na gestão das políticas, bem como nas formas de financiamento e disponibilidade de recursos para sua implementação.
  • AMPLIAR os conhecimentos sobre assuntos prioritários da agenda pública educacional nacional e regional.
  • FORTALECER a capacidade de análise de informação sobre indicadores educacionais da República Argentina para a tomada de decisões.
  • REFLETIR sobre os processos e procedimentos que implica a gestão das instituições de ensino, desde a macropolítica até a micropolítica.
  • INCORPORAR ferramentas metodológicas e operacionais para a formulação, planejamento e avaliação de programas educacionais.

Avaliação e certificação

A aprovação tem como requisito a conclusão satisfatória dos quatro curso e a entrega de um trabalho final individual, que consiste na planificação de uma proposta de programa educacional.

Além disso, é requisito para a aprovação o cumprimento de 75% de assistência às webinars e a participação ativa na plataforma virtual, considerando pelo menos dois ingressos semanais e a contribuição com as discussões temáticas abordadas.

Custo

$ 27 500 pesos argentinos (ARS)

Inscrição

Contato

Para consultas e inscrições no PNFRA, entre em contato através do e-mail formacion@iiep.unesco.org

Público

Funcionários e membros de equipes técnicas que realizem atividades de produção de informação, análise, formulação, planificação, gestão e avaliação de políticas e programas nos ministérios da Educação das províncias argentinas e da Cidade Autônoma de Buenos Aires, bem como no Ministério da Educação da Nação.

Data

Dedicação

Junho a novembro

Idioma

Español