Programa Virtual de Formação em Políticas de Educação e Formação Técnica e Profissional
PVF EFTP

© IIPE UNESCO

Em muitos ministérios da Educação na América Latina, as áreas de Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP) são, em termos gerais, as responsáveis pela educação de técnicos em áreas ocupacionais específicas, bem como da formação profissional.


No contexto desses países, a EFTP é estratégica para promover a inclusão social, o trabalho decente e o desenvolvimento sustentável; a partir de perfis profissionais explícitos, promove nas pessoas a construção de capacidades, conhecimentos, valores e atitudes conforme critérios de profissionalidade e desempenho acordados. Daí a importância de promover políticas públicas apropriadas para esses fins.

CONTEÚDOS

O desenvolvimento do conteúdo da proposta de formação considera os seguintes aspectos:

● CURSO 1. Políticas e programas de EFTP nos países da região

Tendências, desafios e oportunidades da ETFP nos países da América Latina. O planejamento da EFTP no marco da Agenda 2030 (incluindo a perspectiva de gênero). O paradigma do desenvolvimento sustentável e inclusivo diante do problema da desigualdade na região. Perspectivas econômicas, social e da sustentabilidade. A vulnerabilidade dos jovens sem formação na sociedade do conhecimento. Tecnologias digitais e qualidade educacional.

● CURSO 2. Modelos institucionais da EFTP na América Latina

Formas de organização institucional da EFTP nos países. O papel do Estado nacional e de suas circunscripções subnacionais. Dependência institucional. Níveis e âmbitos das instituições formadoras. Formas de financiamento dos sistemas de EFTP. Vinculação educacional, setor socioprodutivo e técnico-científico. Desenvolvimento histórico da EFTP: tendências de mudança, acordos e controvérsias.

● CURSO 3. Âmbitos e formas institucionalizadas de participação na EFTP: representação dos atores sociais

Participação dos atores sociais na EFTP: administração governamental da educação; setores profissionais e ocupacionais; representantes dos empregadores; representantes dos trabalhadores. Âmbitos de consenso. A desigualdade de gênero. Definição de familias profissionais. Marcos Nacionais de Qualificação. Setores de exercício profissional regulado.

● CURSO 4. Organização institucional e curricular da EFTP

Enfoques de organização institucional e curricular desenvolvidos em nível regional e internacional. Enfoques de formação: competências, capacidades e habilidades profissionais. Marcos conceituais. Tendências, problemas e desafios. Características das instituições formadoras: infraestrutura e ambientes formativos. Perfis diretivos e docentes da EFTP.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO PROGRAMA (TCP)

Carga horária total: 215 horas

 

Formas de pagamento

São aceitas as seguintes formas de pagamento:
 

  • Principais cartões de crédito e pré-pagos (Visa, MasterCard, American Express, etc.), por intermédio do sistema PayPal.
  • Transferência ou depósito bancário.


Para verificar a possibilidade de obter financiamento, entre em contato através do e-mail: formacion@iiep.unesco.org.

Modalidade

O programa é desenvolvido na modalidade online, através do Campus Virtual do IIPE UNESCO. O modelo pedagógico permite a realização de um trabalho em equipe que fortalece as capacidades locais e estimula a troca de experiências com equipes de outros países. São desenvolvidas atividades assíncronas (fóruns e produções colaborativas) e síncronas (webinars e video chat), com a participação de especialistas internacionais.

Objetivos

GERAIS

Compreender os desafios da Agenda Educação 2030 para o desenvolvimento sustentável na região e seu impacto na definição de políticas e programas educacionais.

Desenvolver capacidades e habilidades relacionadas ao planejamento, gestão e avaliação de políticas digitais; ao desenvolvimento profissional e carreira docente; e elaboração e à aplicação de modelos integrais de avaliação.

ESPECÍFICO

Fortalecer os processos de planejamento e gestão de políticas digitais em educação no contexto da América Latina.

Avaliação e certificação

A aprovação em cada curso tem como requisito o aproveitamento de 75% das atividades propostas e a entrega de um trabalho final.

O programa é validado após a conclusão de todos os cursos e a aprovação do trabalho integrador (TCP). O certificado é concedido pelo IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina.

Custo

US$ 1300

Inscrição

Contato

Para consultas sobre o Programa, escreva para formacion@iiep.unesco.org

Público

• Funcionários públicos que ocupam cargos em órgãos do governo nas áreas de pesquisa, planejamento, estatística, administração, recursos humanos, avaliação, currículo e desenvolvimento profissional docente.

• Profissionais ligados a programas, projetos e políticas educacionais de países da América Latina responsáveis por atividades de análise, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas e programas educacionais.

Data

Dedicação

20 semanas com intervalos

Idioma

Español

Arquivos Anexos