Data

Ministras e ministros da Educação da América Latina e do Caribe se comprometeram com ações urgentes para recuperar e transformar seus sistemas educacionais.
No âmbito da III Reunião Regional de Ministras e Ministros da Educação da América Latina e do Caribe, os funcionários declararam seu compromisso com a educação na Declaração de Buenos Aires.
Ministras e Ministros da Educação da América Latina e do Caribe

Autoridades educacionais da América Latina e do Caribe participaram da reunião convocada pela UNESCO realizada nos dias 26 e 27 de maio de 2022 em Buenos Aires, Argentina. Ali, os governos da região se comprometeram com a rápida recuperação e transformação de seus sistemas educacionais, a fim de superar a maior crise educacional que a região tem vivido desde que se tem registro.

Os acordos e consensos foram refletidos na Declaração de Buenos Aires 2022: "O direito à educação em contexto: recuperação e transformação", onde os representantes dos países da região apontaram a importância de agir rapidamente e delinearam os compromissos de recuperação sob princípios de solidariedade, equidade e justiça educativa, e com o fortalecimento da cooperação regional. Nesta linha, eles também afirmaram que é um imperativo ético priorizar a educação e garantir seu financiamento adequado e a vontade política para fazê-lo.

“Neste contexto, a colaboração entre os países é de grande importância como fonte de aprendizagem e soluções compartilhadas.”

Claudia Uribe, Diretora do Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago), que organizou o evento junto com o Ministério da Educação da Argentina.

A Declaração de Buenos Aires também inclui as preocupações levantadas no Relatório regional de monitoramento do ODS 4 - Educação 2030 apresentado aos ministros pela UNESCO, UNICEF e CEPAL. O relatório mostra que mesmo antes da pandemia já havia uma estagnação no progresso de muitas conquistas educacionais e revela a importância de fortalecer as habilidades básicas nas quais a região está ficando para trás.

Estas conclusões formam uma mensagem da região para a pré Cúpula sobre a Transformação da Educação, a ser realizada em Paris de 28 a 29 de junho, em preparação à Cúpula sobre a Transformação da Educação, convocada pelo Secretário-geral da ONU para setembro de 2022.

“Não há tempo a perder no imenso desafio da recuperação e transformação dos sistemas educacionais na América Latina e no Caribe”

Stefania Giannini, Diretora Geral Adjunta de Educação da UNESCO.

No IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina e o Caribe, reafirmamos o compromisso com nosso mandato de fortalecer as capacidades dos Estados-membros da UNESCO para planejar e administrar seus sistemas educacionais, com a convicção de que a educação é um direito humano fundamental e que, para cumprir este direito, é necessário um planejamento educacional visionário e pragmático para garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades para alcançar um aprendizado de qualidade.

Conteúdo relacionado

Últimas publicações