Data

O que significa fazer políticas educacionais em tempos de crise?
Fórum Regional de Políticas Educacionais, Edição 2019
Fórum Regional 2019

Foto grupal do Fórum Regional 2019

Como parte do conjunto de esforços realizados pela UNESCO para oferecer apoio aos países da região no cumprimento da Agenda Educação 2030 e do ODS 4, de 30 de setembro a 2 de outubro, realizou-se em Buenos Aires, Argentina, a terceira edição do Fórum Regional de Políticas Educacionais, que desta vez teve como tema a “Formulação de políticas educacionais em tempos de crise”.

Durante os três dias do Fórum Regional, os participantes discutiram os desafios que as autoridades educacionais dos países latinoamericanos enfrentam em situações de crise, que podem ser tanto exógenas a seus sistemas de educação quanto alimentadas por eles. Foram abordadas questões como o aumento no número de desastres ambientais, a crescente instabilidade econômica e política na região, conflitos armados e crises de mobilidade humana, assim como seus efeitos negativos sobre os sistemas educacionais.

O desafio principal enfrentado pelos países é superar estas situações extremas aplicando medidas de prevenção, resposta e mitigação, além de um planejamento sensível às crises, para assim avançar na garantia de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade para todas as pessoas.

Durante a conferência inaugural do evento, Lilia Calmet, assessora do Ministério da Educação do Peru, alertou sobre o recente enfraquecimento dos sistemas democráticos na região e o papel da educação na formação cidadã: “Se a escola não desenvolver uma cidadania forte, não seremos capazes de formar cidadãos com competências para abordar as diferentes crises que nossos países estão vivendo”, disse ela.

Além de palestras e painéis temáticos, o encontro contou com diversos espaços de diálogo onde os representantes dos governos puderam discutir lições aprendidas a partir de experiências vividas em seus países, e consensuar ações necessárias para enfrentar os efeitos dos diferentes tipos de crises, e medidas de prevenção através de uma planificação educativa sensível às crises.

A terceira edição do Fórum Regional de Políticas Educacionais foi organizada de forma conjunta pelo IIPE UNESCO, o Escritório para a América Latina, Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe da UNESCO (OREALC/UNESCO), o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS), a equipe responsável pelo Relatório de Monitoramento da Educação no Mundo (Relatório GEM) e a Seção de Associações de Colaboração, Cooperação e Pesquisa, dentro da Divisão de Apoio e Coordenação da Educação 2030 da UNESCO. Contou também com o apoio do Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e Caribe, e com o patrocínio da Fundação SM.

Sobre o Fórum Regional de Políticas Educacionais

Fórum Regional de Políticas Educacionais acontece todos os anos em Buenos Aires, desde 2017, e constitui um espaço de diálogo, consulta e aprendizado entre pares, destinado a autoridades ministeriais dos países latino-americanos, representantes da sociedade civil e de organizações internacionais, e especialistas em políticas educacionais, que permite refletir coletivamente sobre os desafios que a adoção da Agenda E-2030 traz ao planejamento e gestão de suas políticas públicas em educação.

Últimas publicações