Data

Oficiais de educação da Argentina e Chile dialogam sobre a reabertura das escolas através da REDE do IIPE
O encontro virtual abordou a situação atual da educação na região causada pela pandemia da COVID-19 e a importância de um planejamento adequado para o retorno às escolas
DTR banner

No último 4 de junho, Pablo Gentili, Secretário de Cooperação Educacional de Ações Prioritárias do Ministério de Educação da Argentina, e Raimundo Larraín, Chefe da Divisão de Educação Geral do Ministério de Educação do Chile, participaram de um Diálogo Técnico Regional (DTR) na Rede de Especialistas em Política Educacional da América Latina do IIPE UNESCO.

O evento teve como convidados funcionários públicos dos 19 países da região e contou com a moderação do Coordenador de Cooperação Técnica do IIPE, Henry Armas. O diálogo abordou a responsabilidade dos governos de garantir uma educação de qualidade e assegurar que as populações mais vulneráveis não sejam deixadas para trás, um grande desafio para o cumprimento dos compromissos assumidos com o ODS 4 e a Agenda Educação 2030

A introdução do evento ficou a cargo de Pablo Cevallos Estarellas, Diretor Regional do IIPE, que apresentou as ferramentas que a instituição coloca à disposição dos Estados-membros para enfrentar a pandemia. Estes recursos funcionam de maneira complementar e se sustentam sobre o trabalho regular das quatro linhas de ação do IIPE: Formação, Cooperação Técnica, Pesquisa e Desenvolvimento, e Difusão.

 

Estratégias e desafios para a reabertura das escolas na América Latina

Uma das questões mais citadas nas intervenções dos convidados foi a importância de reconhecer as necessidades dos diferentes atores sociais envolvidos na reabertura das escolas.

Para Pablo Gentili, “este processo exigirá muita criatividade, muita flexibilidade e também uma boa quantidade de paciência por parte da sociedade e de nossos governos. Fundamentalmente, será necessário um altíssimo grau de consenso e de diálogo social”.

Seguindo a mesma linha, Raimundo Larraín assegurou que “a primeira coisa que não podemos esquecer ao desenhar a planificação de um retorno à sala de aula é parar para escutar quais são as necessidades das comunidades educacionais”.

No entanto, também chamaram a atenção para os desafios gerados pelas disparidades econômicas e sociais presentes nos países da região.

Será dever de todos, como países, levantar tudo isto do chão. Precisamos conseguir combater a lacuna educativa, que sabemos que será enorme, com a maior quantidade possível de talento e de pessoas.

Raimundo Larraín

“Cada decisão tomada deve ter como objetivo reduzir os altíssimos níveis de desigualdade que existem no sistema educacional argentino. Porque a Argentina é um país profundamente desigual, assim como todos os demais países da América Latina. E após a pandemia serão mais ainda”, disse Gentili.

Larraín concluiu sua intervenção ressaltando a importância dos sistemas de informação para a tomada de decisões no contexto de reabertura. “Eu acredito que, em termos de inclusão, temos como missão saber, como a palma de nossa mão, onde estão nossos estudantes, cada um deles, onde e como estão nossos docentes, cada um deles, porque se ignorarmos isso, o retorno às salas de aula será muito mais complexo e não poderemos ver todas as suas potencialidades”, disse o servidor.

Neste momento, é fundamental poder aprender, ver e dialogar com a experiência internacional, embora naturalmente as decisões sempre estejam ligadas a questões muito específicas de cada país.

Pablo Gentili

Já Gentili concluiu sua fala destacando a relevância de alimentar espaços de diálogo que permitam a troca de experiências entre os países da região: "A América Latina possui a vantagem de ter pouco mais de um mês de tempo em relação ao resto dos países do mundo que já fecharam ou reabriram suas escolas. Isto nos dá uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Instituições como o IIPE nos ajudam muito a tomar estas decisões, ponderá-las, analisá-las e compreendê-las”.

 

Diálogo Técnico Regional: Como planificar a reabertura das escolas?

Convidamos vocês a se aprofundarem nestas indagações assistindo ao vídeo do encontro virtual:
 

 

  Mais informações

Conheça mais sobre a Rede de Especialistas em Política Educacional da América Latina e candidate-se para fazer parte desta comunidade.

Leia a Nota de Resposta do IIPE à COVID-19 dedicada ao planejamento para a reabertura de escolas.

 

Conteúdo relacionado

Últimas publicações