Data

Programa Regional de Formação promove seu encontro anual
Todos os países da região participaram da 22ª edição do PRF
Encontro presencial PRF

© IIPE UNESCO

Representantes dos 19 Estados-membros da UNESCO na América Latina participaram do encontro presencial do Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais (PRF), realizado em Montevidéu, Uruguai, de 20 a 25 de outubro.

Promovido anualmente pelo IIPE UNESCO Buenos Aires e co-organizado, nesta edição, pela Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai (ANEP), o encontro ofereceu a seus participantes conferências, workshops e visitas de estudos a instituições educacionais do país anfitrião.

Durante a conferência inaugural, o deputado e ex-ministro da educação da Argentina Daniel Filmus falou sobre a importância do acesso ao conhecimento para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente no que se refere à equidade e inclusão. "Quando comparamos os países da região, tanto em seu interior quanto entre si, encontramos muita desigualdade. Em relação ao planejamento, não temos nenhuma certeza sobre como será o futuro, a não ser esta: seja como for, o conhecimento terá um papel cada vez mais importante. A democratização das sociedades dependerá, em grande medida, da democratização da riqueza, mas também da capacidade de democratização do saber, da ciência e da tecnologia". 

Paul Coustère, vice-diretor do IIPE UNESCO Pariís, falou sobre o papel da UNESCO como "guardião dos objetivos de desenvolvimento sustentável da educação”. Segundo ele, é responsabilidade do organismo "permanecer estável e lembrar aos países da comunidade internacional o que foi consensuado por eles, mesmo quando as más interpretações ou negligências colocam em risco as prioridades globais".

 Leia a entrevista da ANEP com Paul Coustère

A diretora nacional de educação do Uruguai, Rosita Ángelo, lembrou a importância de gerar espaços como o Programa Regional de Formação do IIPE UNESCO, "que focam novamente no planejamento na América Latina e em seu lugar dentro das políticas educacionais". Para o diretor setorial de planejamento educacional da ANEP, Antonio Romano, o IIPE instala na região a centralidade da questão, "mostrando que é possível compatibilizar mercado, planejamento e Estado".

Os participantes concordaram que o progresso da região em direção a uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade depende da sustentabilidade oferecida às políticas educacionais. O presidente do CODICEN, Wilson Netto, defendeu “discutir possíveis governanças ou estruturas dentro dos sistemas educacionais para minimizar a separação dessas políticas. É necessário pensar no médio prazo, não podemos fazer uma leitura para cada período de governo e decidir qual é a responsabilidade de cada um em relação a essas questões".

 

Uruguai como país anfitrião do PRF

Durante o encontro presencial, os participantes do Programa fizeram visitas para estudar de perto casos de implementação de políticas educacionais no país anfitrião, com o objetivo de contrastá-los com a realidade de seus países de origem. Os casos incluíam políticas de educação tecnológica (Plano Ceibal), centros de ensino com modelos alternativos, políticas de educação do campo, políticas de proteção de trajetórias escolares e políticas de ampliação do tempo escolar.

No final do evento, Wilson Netto agradeceu a presença "muito bem-vinda de colegas que estão pensando, planejando e assumindo responsabilidades nos diferentes sistemas educacionais da região". Segundo ele, "esse é um fato muito relevante, porque o papel da educação é fundamental, mas não pode ser qualquer educação. Por isso, poder trocar experiências tem sido extremamente positivo", afirmou.

  Sobre o Programa Regional de Formação

O Programa Regional é um espaço de aprendizagem oferecido anualmente desde a fundação do IIPE UNESCO Buenos Aires. Já participaram funcionários e profissionais de diferentes níveis de gestão educacional de vários países latino-americanos e também africanos de língua espanhola e portuguesa. Até 2018, mais de 500 participantes concluíram o Programa com sucesso. A edição de 2019 contou com a participação de 33 representantes de todos os países da região. 

Últimas publicações