Série de webinars: equidade, privatização e direito à educação
Quais são as abordagens existentes e onde a privatização se situa no debate da educação como direito humano?
Escola particular vazia

© Shutterstock

Com o aumento da pressão sobre os governos em garantir a equidade educacional, também é necessário estar mais atento ao fenômeno global da privatização. Uma série de webinars organizados pelo IIPE UNESCO analisou as origens, difusão e resultados da participação do setor privado na educação, com a presença do Dr. Frank Adamson, professor assistente de estudos políticos e liderança educacional na Universidade de Sacramento, Estados Unidos.


Nos dias 17 e 24 de fevereiro e no dia 3 de março de 2021, três webinars abertos ao público discutiram conceitos fundamentais ligados à privatização. No quarto e último evento, os participantes realizaram um debate sobre como os Estados podem abordar problemas trazidos à tona pela pandemia da COVID-19, incluindo o papel dos professores, os desafios da educação a distância e a influência do setor privado na tecnologia.

 

 Quando: 17 e 24 de fevereiro, 3 e 10 de março de 2021. 

 Horário: 12h (GMT -3). Consulte o horário em sua cidade .

 Idioma: inglês, com interpretação simultânea em espanhol, português e francês.

 Inscrições: finalizadas
 

Webinar 1. Introdução à privatização da educação: formas e difusão*

 Data: 17 de fevereiro de 2021

 

 

Ao redor do mundo, a privatização da educação acontece de várias formas. A partir de pesquisas, este webinar define o fenômeno da privatização da educação e oferece uma breve perspectiva histórica sobre seu surgimento. São identificadas questões compartilhadas entre as diferentes formas de privatização, incluindo a gestão (quem administra as escolas?), o financiamento (quem recebe fundos para a gestão das escolas?) e a propriedade (quem é responsável pela posse das propriedades e outros ativos das escolas?). Também é apresentado um mapa de calor (heatmap) global sobre a privatização da educação. Por fim, a discussão aborda as diferenças que existem na saturação da privatização dentro e entre países.

*A gravação deste webinar só está disponível em inglês.

 

Webinar 2. Comparação de abordagens: lições de diferentes sistemas educacionais

 Data: 24 de fevereiro de 2021

 

 

O webinar analisa evidências sobre o funcionamento de abordagens da educação – como a privatização e o investimento público – em diferentes lugares, levando em conta dados de países e regiões do mundo. São examinados vários enfoques sob a ótica da equidade educacional. Geralmente, as avaliações consideram medidas mais limitadas, como notas de provas e desempenho. No entanto, estudos mais recentes, contemplados neste seminário online, tratam das dimensões de equidade a partir do acesso e da qualidade.

 

Webinar 3. Avanços para tornar realidade a educação como direito humano

 Data: 3 de março de 2021

 

 

O webinar aborda os problemas da privatização no contexto mais amplo das obrigações dos Estados em matéria de educação e respeito aos direitos humanos e, mais especificamente, no âmbito dos Princípios de Abidjan, adotados em 2019. O evento também situa estes últimos, a equidade e a privatização da educação no marco do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, das Nações Unidas, e discute os esforços realizados pelos Estados para alcançar tal objetivo.

 

Webinar 4. Discussão final e conclusões

 Data: 10 de março de 2021

 

 

Especialistas estão de acordo sobre a necessidade de melhorar a educação, porém, as abordagens variam consideravelmente, tanto em relação ao papel do Estado e dos mercados quanto na base empírica. Essas diferentes perspectivas serão exploradas nesta discussão final. Camilla Croso, diretora de programas de educação da Open Society Foundations, também participa do evento para debater o direito à primeira infância e à educação superior.

 

Conheça o palestrante

Dr. Frank Adamson atua como professor assistente de estudos políticos e liderança educacional na Universidade de Sacramento, Estados Unidos.

Adamson estuda de que forma as diferentes abordagens políticas e econômicas da educação estão relacionadas às experiências e oportunidades dos alunos nas escolas e comunidades. Na sua última pesquisa, o professor analisa os níveis de saturação internacional e estadunidense da privatização da educação e as implicações para a equidade educacional. No volume “Global Education Reform”, Adamson compara as abordagens de privatização e investimento público com a política educacional de seis países. O lançamento do seu último volume, “Realizing the Abidjan Principles on the Right to Education: Human Rights, Public Education, and the Role of Private Actors in Education”, está previsto para junho de 2021.

Últimas publicações