Formação docente
Políticas de desenvolvimento profissional da docência
O desenvolvimento profissional de professores
As instituições de formação docente como centros de inovação pedagógica
Não existe educação sem professor e aluno, porque a aprendizagem implica um vínculo entre o que é aprendido, quem aprende e quem o orienta. A educação é sempre e sem dúvida uma tarefa humana que exige esses atores. Uma das grandes questões não resolvidas nas reformas educacionais é a questão dos professores e, pontualmente, o problema de sua formação. O debate está em pleno andamento.
Políticas docentes
Esta publicação reúne os textos produzidos no seminário internacional "Políticas docentes: formação, regulamentação e desenvolvimento profissional", cujo objetivo geral foi promover um espaço de discussão e reflexão sobre as várias dimensões envolvidas nas políticas docentes, convidando uma pluralidade de atores, vozes e perspectivas nacionais, regionais e internacionais ao diálogo.
Políticas de desenvolvimento profissional docente
Reforma da carreira docente no Equador
As reformas da carreira docente ocupam um lugar de destaque na agenda de muitos governos. Vários países reformaram suas estruturas de carreira docente nas últimas décadas. Outros planejam introduzir mudanças em um futuro próximo. No entanto, à medida que os países iniciam essas reformas, é importante que haja informações disponíveis sobre a diversidade de opções e suas conseqüências.
Carreiras docentes
A integração das tecnologias da informação e comunicação nos sistemas educacionais
Em 2005, o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina encomendou ao IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina, o desenvolvimento de um estado da arte para identificar os principais debates e problemas que uma política de TIC deve enfrentar para permitir que todos os cidadãos façam um uso produtivo e crítico dessas novas ferramentas. Esta publicação apresenta o resultado desse trabalho.