UNESCO

A educação como antídoto para a desigualdade após a COVID-19

De 9 a 12 de novembro, autoridades e representantes de 24 ministérios da educação da América Latina e Caribe participaram, ao lado de especialistas em educação inclusiva do mundo acadêmico e de organizações internacionais, da edição 2020 do Fórum Regional de Políticas Educacionais sobre Inclusão e educação em tempos de pós-pandemia. 

Secretário-geral da ONU prevê catástrofe na educação

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apresentou o relatório Education during COVID-19 and beyond (Educação em tempos de COVID-19 e além) e alertou que a pandemia causou o distúrbio mais grave já registrado nos sistemas educacionais em toda a história e ameaça provocar um déficit de aprendizagem que pode afetar mais de uma geração de estudantes.

Campanha E-2030

No contexto da aprovação da nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a UNESCO lança em nível regional a campanha E-2030 "Educação para transformar vidas", uma série de materiais que disseminam as metas e estratégias para alcançar o objetivo 4 deste marco mundial: "assegurar Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas".

As dez metas do ODS 4

A UNESCO apresenta um novo vídeo para explicar as dez metas do Objetivo de Desenvolvimento 4. Com a ajuda de Elyx, a primeira embaixadora digital da UNESCO, descubra como garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas.

Jovens e adolescentes diante de realidades em transformação

O tema da juventude é central no mandato da UNESCO. Atualmente, mais de um bilhão de jovens e adolescentes são a chave do nosso futuro comum e do desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo em nível global. Com foco na América Latina, esta publicação aborda a necessidade de recuperar a confiança de jovens e adolescentes na educação e de alcançar construções sociais mais completas e positivas sobre a juventude entre educadores, pais e mães, comunidades e autoridades educacionais.

UNESCO

O que é a UNESCO?

UNESCO foi criada em 1945 como resposta à convicção das nações, fruto de duas guerras mundiais em menos de uma geração, de que acordos políticos e econômicos não são suficientes para construir a paz sustentável. A paz deve estar cimentada sobre a base da solidariedade moral e intelectual da humanidade.