Primeira Infância

Trabalho infantil e experiência escolar

Esta publicação foi gerada dentro do programa "Proniño" da empresa Movistar e Fundación Telefónica, que financiou pesquisas relacionadas à questão do trabalho infantil, colaborando na construção de conhecimentos sobre o assunto. O programa buscou valorizar a educação para desencorajar o trabalho infantil, contribuindo tanto para o campo acadêmico quanto para os atores da comunidade educacional envolvidos.

Sistema de informação sobre primeira infância na América Ibérica

O Sistema de Informação sobre Primeira Infância na América Ibérica é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos com o objetivo de dispor de uma ferramenta útil que permita monitorar a situação da primeira infância na região, fazer comparações apropriadas e pertinentes entre os países da América Latina e observar o grau de cumprimento dos direitos das crianças na região durante seus primeiros anos de vida.

O que a escola pode fazer para combater o trabalho infantil?

Este material de capacitação de professores contém contribuições teóricas e práticas úteis para reflexão e debate, resultado de um trabalho compartilhado com professores de escolas de diversas áreas geográficas da Argentina. A publicação busca estimular a criatividade dos professores para enriquecer seus conhecimentos e recriá-los, desenvolver novas ideias e realizar atividades que contribuam para a análise crítica do trabalho infantil.

IIPE promove encontro sobre primeira infância com MINERD e Inafocam

De 9 a 12 de dezembro, o IIPE UNESCO Buenos Aires, em cooperação com o Ministério da Educação da República Dominicana (MINERD) e o Instituto Nacional de Formação e Capacitação do Magistério (INAFOCAM), promoveu o encontro presencial do Curso Intensivo de Formação para Equipes Técnicas dos Ministérios e da Sociedade Civil sobre Políticas Educacionais para a Primeira Infância da República Dominicana.

Reforma da carreira docente no Equador

As reformas da carreira docente ocupam um lugar de destaque na agenda de muitos governos. Vários países reformaram suas estruturas de carreira docente nas últimas décadas. Outros planejam introduzir mudanças em um futuro próximo. No entanto, à medida que os países iniciam essas reformas, é importante que haja informações disponíveis sobre a diversidade de opções e suas conseqüências.