Programa Virtual de Formação em Políticas Digitais em Educação

Durante as últimas duas décadas, os países da região têm realizado esforços significativos para melhorar o acesso e o uso de tecnologias na educação, através de múltiplos programas de imersão tecnológica e a distribuição de equipamentos em seus sistemas educacionais.

Entretanto, as exigências e necessidades do sistema e dos diferentes atores envolvidos exigem uma revisão constante das decisões de políticas públicas a fim de tirar proveito de seu potencial e tornar visível a força dos resultados alcançados. Além disso, a pandemia mostrou que ainda existem lacunas significativas no acesso e nos usos pedagógicos das tecnologias na educação. 

Este programa propõe abordar a análise e a concepção de políticas digitais a partir de uma visão estratégica e integral, focalizada nas necessidades dos novos cenários de mudança.

Próxima Edição

Prazo de inscrição: 30 de marzo de 2022.

Início do programa: 27 de abril de 2022.

Objetivos

Este programa propõe que os participantes:

  • Identifiquem as tendências e dimensões políticas e sócio-históricas das políticas digitais na educação, no âmbito das metas e desafios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e da Agenda de Educação 2030 das Nações Unidas.
  • Elaborarem planos e projetos com TIC que tenham impacto nas políticas educacionais, fortalecendo suas capacidades de planejamento, gestão e avaliação de políticas digitais na educação.
  • Consigam formular, implementar, monitorar e avaliar projetos relevantes e viáveis para a inovação e melhoria da qualidade educacional e da equidade nas TIC.
  • Promovam a articulação e a construção de redes e comunidades de prática para a integração das TIC na educação.

Estrututa e conteúdo

O programa de formação acontece durante 20 semanas, com intervalos de uma semana, e uma carga horária total de 215 horas. Consiste em quatro cursos e a elaboração de um Trabalho de Conclusão do Programa (TCP):

As TIC na agenda de políticas educacionais na América Latina para garantir o direito à educação. Lacunas digitais: desigualdades de acesso, apropriação e gênero. Planejamento e dimensões de análise das políticas digitais. Financiamento e regulação. Gestão administrativa.

O mapa dos atores da política digital: professores, equipes de gestão e supervisão, equipes técnicas, funcionários públicos, empresas e organizações da sociedade civil. Desenvolvimento de novas capacidades para promover e fortalecer as políticas digitais na educação. Estratégias para o formação inicial e contínua de equipes docentes e de gestão. Comunidades de aprendizagem e redes profissionais. Iniciativas internacionais.

Antecedentes sobre a infra-estrutura na América Latina: modelos e tendências. Desafios para as políticas de equipamentos e conectividade. Tecnologias emergentes. O papel das empresas do setor e o desafio para as políticas públicas. Iniciativas internacionais. Inteligência artificial. Privacidade dos dados. Tecnologias tradicionais no contexto de pandemias. A avaliação das políticas digitais: sistemas de medição internacionais e nacionais. Iniciativas internacionais.

Modalidade

O programa é desenvolvido online através do Campus Virtual do IIPE UNESCO. A fim de fortalecer as habilidades profissionais, a sala de aula virtual dispõe de recursos que favorecem processos de aprendizagem autônomos e a reflexão em grupo através do intercâmbio de saberes e experiências entre os participantes.

Atividades assíncronas (fóruns temáticos, produções individuais e colaborativas) e atividades síncronas (reuniões de tutoria e webinars com a participação de especialistas internacionais) são realizadas em diferentes ambientes e aplicações. 

O formação tem a presença permanente de uma tutoria acadêmica que acompanha cada etapa do programa, orienta, avalia e fornece feedback sobre os processos de aprendizagem dos participantes e a preparação do trabalho final do curso e da conclusão do programa.

Avaliação e certificação

Para obter o Certificado de Conclusão, a avaliação final considera a participação nas atividades, a apresentação e aprovação dos quatro trabalhos finais de cada curso e a elaboração e aprovação do TCP.

O TCP consiste no desenho de uma proposta de política ou programa educacional para uma área geográfica específica, campo, nível e/ou modalidade educacional. O trabalho inclui o desenvolvimento do diagnóstico ou análise situacional, a estratégia a ser implementada e uma programação preliminar.

Formas de pagamento

  • Principais cartões de crédito e pré-pagos (Visa, MasterCard, American Express etc.), por meio do sistema PayPal.
  • Transferência ou depósito bancário.

Consultas de valores, descontos especiais e pagamento em parcelas, entre em contato com: formacion@iiep.unesco.org

Data

Público

  • Funcionários públicos que trabalham nas áreas de planejamento, pesquisa, avaliação e estatística, gestão/administração, avaliação, currículo e desenvolvimento profissional docente, ligados ao desenvolvimento e/ou implementação de projetos digitais, programas e políticas em educação.
     
  • Profissionais envolvidos em atividades de análise, formulação, planejamento, implementação e avaliação relacionadas a projetos, programas e/ou políticas digitais.

Inscrição

Idioma

Português

Contato

Para consultas, entre em contato com:
formacion@iiep.unesco.org